Às 16h desta segunda-feira, 24 de junho, acontece a típica regata de barcos rabelos, a começar no Cabedelo, junto à Foz do Douro, e a terminar na Ponte D. Luís I. E para quem já tiver digerido bem as sardinhas, há o “Circuito gastronómico do cabrito de São João”. O objetivo é homenagear esta receita tradicional. Começa às 15h na Casa do Infante, dura até às 16h30 e a participação é gratuita.

Á noite, por volta das 21h, repete-se o arraial. Na junta de Ramalde, acontece junto ao ringue do Bairro do Viso. Já em Miragaia são os “Diapasão” quem dá música, no Largo da Praia. Em Paranhos a festa começa mais cedo e acaba já de madrugada: no Largo do Campo Lindo, repetem-se as sardinhadas e o arraial, das quatro da tarde às quatro da manhã.

Na Foz do Douro, há Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal às 16h30, no Passeio Alegre. A 29 de junho é Encontro de Bandas Filarmónicas, à mesma hora e no mesmo sítio.

No Bonfim e em Campanhã, a festa segue sem interrupções. Até 29 de junho, a partir das 21h30, há arraial no Recinto da escola EB 1, na Praça da Alegria. A entrada é livre. Já no Campo de Jogos Ruy Navega, a festa começa uma hora mais cedo, até dia 28 de junho, com bandas portuguesas de baile e danças típicas.

A 29 de junho acontecem ainda as famosas rusgas de São João, às 21h, nos Aliados e arredores. O percurso passa, normalmente, pela Praça do Batalha, Sta. Catarina e Rua Passos Manuel. Termina na Praça do General Humberto Delgado, com a atuação e avaliação do júri.