Um estudo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicado na revista Flavour, revela uma conclusão interessante: os talheres utilizados numa refeição, dependendo do seu peso, tamanho, forma e cor, podem influenciar o sabor dos alimentos.

Há uns meses atrás, a partir da mesma Universidade de Oxford, foi tornado público um estudo que concluía que as cores condicionam, de uma forma determinante, a perceção de sabor de quem prova determinados alimentos. O exemplo mais flagrante era o de que o chocolate quente sabe melhor numa chávena cor-de-laranja.

No entanto, este estudo [PDF] mais recente mostra todo o potencial sensorial dos talheres. A experiência dividiu-se em três partes: a primeira envolveu iogurte e dois tipos de colheres – uma de plástico e uma mais pesada, de metal. Quando as cobaias comeram o iogurte com a colher de plástico revelaram que este parecia mais intenso e caro, enquanto que com a colher de metal acontecia o oposto, todavia, o sabor parecia mais doce.

A segunda parte da experiência baseou-se na cor do utensílio. Os investigadores aperceberam-se de que um iogurte branco ingerido com a ajuda de uma colher também branca aparentava ser, para os “provadores”, mais doce e caro. Já um iogurte cor-de-rosa ingerido com a mesma colher branca suscitou a perceção contrária.

A terceira e última parte da experiência envolveu a prova de queijo com a ajuda de dois utensílios: uma faca e um palito. A conclusão foi de que, com a faca, o queijo aparentava ser, para a maioria dos participantes, mais salgado. Vanessa Harrar, uma das investigadoras, diz que, “subtilmente, mudar os utensílios de mesa pode afetar quão agradável e satisfatória a comida parece”, além de que pode “ajudar a controlar padrões de alimentação, como o tamanhos das porções e a quantidade de sal adicionado à comida”.