O relógio foi oficializado esta terça-feira no evento Mobile Asia Expo, em Xangai. Projetado para ser utilizado como um segundo ecrã do smartphone Android da Sony, o relógio inteligente é resistente à água e vem equipado com NFC (Near Field Communication), uma tecnologia relativamente recente (ver caixa). Com o novo smartwatch da empresa japonesa é possível atender chamadas tocando no pulso e tirar fotos com o telefone remotamente, via SmartWatch.

O que é o NFC?

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio. Mas, diante de tantas opções para este fim, como Wi-Fi e Bluetooth, qual a vantagem desta nova tecnologia? Em poucas palavras, o NFC é uma tecnologia que permite a comunicação sem fios (wireless) entre dois dispositivos mediante uma simples aproximação entre eles, sem que o utilizador tenha que escrever senhas, clicar em botões ou realizar alguma ação para estabelecer a ligação.

O Sony SmartWatch 2 conta com uma ecrã de 1,6 polegadas (maior do que a anterior versão do relógio) e a resolução também foi aprimorada: agora, o aparelho traz uma definição de 220×176 pixels. Além disso, o hardware sofreu alterações, assim como a bateria, que será capaz de durar quatro dias de utilização intensiva.

A interface do relógio também está modificada: agora traz os tradicionais botões do sistema Android na parte inferior do ecrã, por exemplo. Segundo Stefan Persson, diretor de produto da Sony Mobile Communications, já existem mais de 200 aplicações exclusivas para o SmartWatch 2 no Google Play, que contam já com mais de um milhão de downloads. O Sony SmartWatch 2 estará disponível a partir de setembro. Ainda não foram divulgados preços.