São centenas os festivaleiros que já rumaram, desde quarta-feira, ao Areinho, para mais uma edição do Positive Vibes. A julgar pelos verdadeiros acampamentos, o à vontade e as garrafas vazias, poderíamos julgar que já se encontravam ali desde há uma semana.

Esta quinta-feira já houve festa, com a receção aos campistas, mas o festival só começa oficialmente hoje, 28 de junho, com nomes como Expensive Soul, Ayo ou General Levy. Ainda assim, o nome mais aguardado é UB40, uma banda que até foge à faixa etária mais representada – entre os 15 e os 22 anos – mas que agrada bastante aos festivaleiros. Atuam no sábado à noite, segundo dia do festival, num palco partilhado com Richie Campbell, Million Stylez ou Xibata.

Maria veio pela primeira vez ao festival de reggae. Diz que “apesar do calor”, está a gostar “do ambiente”. Apesar de querer ver tudo, é precisamente UB40 que aguarda com expectativa. Veio com os amigos mas, no sábado, vai inclusive partilhar a plateia com o pai, que também vem ver a mítica banda. Inês também quer muito ver UB40 e lamenta que Anthony B tenha sido cancelado.

Andrea e Tânia, de Matosinhos, juntaram-se aos amigos Pedro e Tiago, de Gaia, para ver Richie Campbell. Antes disso, é “aproveitar o sol” e jogar às cartas para passar o tempo. Só Tânia é que já é veterana destas andanças e voltou ao Positive Vibes porque a edição passado foi “espetacular”, descreve.

Diogo demora alguns minutos para se conseguir entender com a tenda e a montagem está complicada, mas lá se desenrasca. “Isto não é um problema, é um contratempo”, garante. Veio de Rio Tinto com mais quatro amigos, só para ver Jimmy P e porque teve “bilhetes de borla”, mas até agora fala de um “balanço mais que positivo”.

João e Miguel Ferreira vieram acompanhar Miguel Soares, que integra uma das bandas responsáveis pela festa de receção, Keep on Fire. Apesar de fãs incondicionais da banda do amigo, vieram “curtir” o ambiente e claro, espreitar UB40.