Tinha sido anunciada em maio e, pouco mais de um mês depois, foi inaugurada. Esta segunda-feira já houve comboio a viajar na nova ligação direta entre Porto e Vigo, nomeadamente, no sentido Espanha-Portugal, visto que só a partir desta terça-feira é que se iniciam, oficialmente, as viagens em ambas as direções.

Contudo, já é seguro afirmar que, agora, existe uma ligação mais rápida do que nunca entre duas das mais importantes cidades da Galiza e do Norte de Portugal. A viagem desta segunda-feira, que se iniciou por volta das 9h05, em Vigo (hora local), e terminou perto das 10h30 na estação de Campanhã, no Porto, demonstra que já é possível ir de um destino ao outro em cerca de duas horas, quando, anteriormente, essa ligação demorava mais de três horas.

Fruto de uma parceria entre a CP – Comboios de Portugal e a Renfe – a empresa ferroviária espanhola -, o comboio “Celta”, como se designa, realiza-se num percurso de 175 quilómetros, com paragens técnicas em Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, apenas para cruzamento de composições, visto que não existe o embarque ou desembarque de passageiros.

Segundo dados disponíveis no site da CP, no passado, esta viagem compreendia 14 paragens intermédias. No entanto, agora, por um bilhete a partir de 14,75 euros, é mais fácil chegar aos destinos em questão. O novo serviço tem partidas marcadas para as 8h15 e 19h15, a partir da estação de Campanhã, no Porto, e às 9h02 e 19h54, em Vigo (horas locais), Espanha [horários – PDF].