A Kontor Records arranjou uma ideia original para promover uma coletânea da editora: em vez de enviar o “tradicional” CD demo para o mercado ou até mesmo “inovar” e lançar na Internet ficheiros mp3 para download gratuito, a editora alemã decidiu lançar uma aplicação que faz o utilizador voltar atrás no tempo e reviver as famosas décadas de sucesso dos discos em vinil.

A iniciativa da Kontor Records (criada pela agência de publicidade Ogilvy Deutschland) chama-se “Back to Vinyl – The Office Turntable” e é uma forma diferente e inovadora para agarrar a atenção da indústria musical. Trata-se de uma espécie de gira-discos em cartão que permite passar o som do disco de cartão para o smartphone. Ou seja, o vinil de cartão chega numa espécie de envelope que se transforma num gira-discos. Neste envolope existe um código QR (Quick Response) para descarregar a app que vai reproduzir o vinil.

Um sucesso

A aplicação da editora alemã tem sido um sucesso e já conta, segundo dados da própria empresa, com a ativação de 71% dos 900 gira-discos de cartão entregues a promotores, mais 64% do que a taxa de resposta média comparativamente com os métodos de marketing mais tradicionais já usados pela Kontor Records.

Depois é só apontar o smartphone para o disco de cartão e a magia começa (ver o vídeo em baixo). Apesar de o som ser totalmente digital, o controlo do disco imita, por completo, os movimentos de um gira-discos real, tal como usam os DJ, por exemplo. No fundo, é a diversão analógica com um dispositivo digital.

O “Back to Vinyl – The Office Turntable” ganhou, inclusive, o Media Lions Gold Lion do Festival de Criatividade de Cannes (“Cannes Lions International Festival of Creativity”), um evento anual que premeia as melhores estratégias de marketing e publicidade.