Se gosta de viajar com uma mochila às costas, provavelmente, vai ser uma das pessoas interessadas em concorrer à proposta da Google. No entanto, convém alertar que a mochila da empresa tecnológica pesa mais do que as habituais.

A razão é simples: lá dentro vai o Google Trekker, o equipamento portátil usado pela Google para captar imagens de locais inacessíveis para os outros veículos com câmaras da empresa – o carro, a trike, o trolley e a mota-de-neve. Ainda assim, todos têm o mesmo objetivo: expandir o alcance do Google Street View.

A novidade do Google Trekker está no facto de, agora, a empresa de Larry Page e Sergey Brin emprestar o equipamento a quem quiser fazer um percurso, ainda não feito pela Google, que o próprio proponente considere especial.

Para entrar na “aventura” basta preencher um formulário, em que deve ser descrita a viagem e o porquê da sua utilidade. “Conte-nos o que é que torna este lugar fantástico, o tipo de imagens e pontos alto que espera captar, e se a sua viagem já está planeada (se sim, quando?)”, pode ler-se num dos pontos da ficha de inscrição.

O último tópico a ser preenchido pergunta se o candidato procura financiamento, publicidade ou algum outro tipo de apoio por parte da Google para levar a cabo a viagem. Esta questão indicia que o projeto pode ser executado com a ajuda monetária da gigante tecnológica. Algo tentador, nem que, para isso, Larry Page e Sergey Brin exijam a sugestão de um local completamente incrível.