O UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto prepara-se para receber mais um nome de peso na rede incubadora que gere. Desta vez, trata-se de uma das principais empresas de telecomunicações, a Vodafone.

A operadora pretende instalar, naquele lugar, o primeiro centro de inovação tecnológico em Portugal. Para esta decisão, muito contribuiu a fama que o UPTEC tem ganho, nomeadamente pelos prémios e distinções adquiridos no passado recente.

Em comunicado, é referido que o objetivo da Vodafone passa por “aproveitar as sinergias com estudantes e startups nascidas no seio da U.Porto para desenvolver e criar produtos e serviços para o mercado das telecomunicações como soluções para smartphones ou integração de aplicações empresariais”.

A operadora vai “acomodar-se” num espaço com 500 metros quadrados, localizado no Centro de Inovação do UPTEC, que permitirá uma ligação rápida e direta aos restantes “habitantes” do Parque de Ciência e Tecnologia da UP, já que um dos objetivos do protocolo é de que as atividades de investigação e de desenvolvimento de produtos sejam participadas “não só pelos estudantes como também pelas mais de 120 startups que fazem parte do universo UPTEC e que podem beneficiar desta ligação ao tecido empresarial”.