O gabinete de SPRS Arquitectura, de Espinho, tem três projetos finalistas no concurso internacional IGS Retail Week Interior Awards 2013, dois deles nomeados na categoria de “Best Leisure, Food and Drink of the Year” e um terceiro nomeado nas categorias de “Best Small Store” e “Non-Food Design of the Year”.

Este atelier de arquitetura português, em atividade desde 2010, está na shortlist deste ano, numa competição que conta, igualmente, com a participação de importantes gabinetes internacionais de arquitetura e design de interiores, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos ligados a algumas grandes marcas internacionais.

Sofia Pinho Santos, de 31 anos, e Rui Moreira Santos, de 32 anos, ambos licenciados em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto, admitem que, face à enorme concorrência, não é fácil ganharem qualquer prémio. No entanto, “esta é a primeira vez que um gabinete tem mais de um projeto a concurso”. Só por isso, Sofia considera que as nomeações são já uma vitória.

“Nicho pouco explorado”

Segundo a arquiteta, em declarações ao P3, “a intensão é expandir” o gabinete. Conquistar alguma visibilidade internacional que lhe permita angariar uma carteira de clientes fora de Portugal. Pois, cá, “além de serem escassos, os clientes portugueses procuram sempre pagar o menos possível”.

“Terminado o curso, o sonho é sempre realizar projetos de grande dimensão”. Porém, Sofia Santos reconhece que o “design de interiores é um nicho de mercado pouco explorado” em Portugal e que o mesmo lhes tem garantido a sustentabilidade do atelier.

Dos três projetos a concurso, não é fácil, ao casal de arquitetos, escolher um favorito: “Cada um tem as suas próprias características e foi igualmente gratificante desenvolvê-los”, conclui Sofia.

Os vencedores serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios, que terá lugar em Londres, no dia 31 de outubro deste ano.