Dois dos principais promotores e investigadores da vida marítima, no Porto, vão gerar sinergias para um bem comum: promover a “educação e literacia científica do oceano”. É isto que, em comunicado, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) informa, acerca de uma parceria que vai firmar com o Sea Life.

Através da partilha de recursos, o protocolo que vai ser assinado esta terça-feira prevê a “divulgação científica e a educação ambiental em especial nas zonas estuarinas e marinhas; contribuir para o reconhecimento, valorização e conservação do património marinho do Litoral de Portugal; fomentar a investigação científica e tecnológica na área do Oceano e seus recursos e ainda promover o intercâmbio, a formação e a troca de experiências entre técnicos e cientistas nas áreas do cultivo, patologia e manutenção de organismos aquáticos”.

Toda esta transmissão de cultura científica vai decorrer ao longo dos próximos três anos, a partir da “realização conjunta de palestras, seminários e workshops, atividades de campo na zona costeira do norte de Portugal no âmbito de programas de divulgação científica”. Além disso, a parceria compreende a criação de estágios de licenciatura, mestrado ou teses de doutoramento no Sea Life.

Esta união surge poucos meses depois de o CIIMAR ter completado 13 anos de existência. Em março, Vítor Vasconcelos, o presidente, dizia, ao JPN, que o objetivo do organismo sempre foi “entender o mar”.