Eis a notícia por que muitos melómanos e saudosistas ansiavam. O festival de Vilar de Mouros não vai continuar sem sinais de vida, como permanecia há oito anos, e, em 2014, regressa ao ativo, com a peregrinação de festivaleiros e bandas a voltar a invadir esta freguesia de Caminha.

Ao contrário do habitual, neste tipo de eventos, o “patrocinador” que torna possível a realização do festival não é uma marca comercial, mas sim uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).

A nova organização já garantiu querer manter a linha dos cartazes a que Vilar de Mouros habituou o público, desde o arranque do festival, em 1971, quando chegou a trazer nomes como Elton John, U2, The Stranglers, Echo & the Bunnymen, entre outros. Mesmo assim, as escolhas vão fundamentar-se “pela variedade de estilos musicais e pela aposta em novas bandas”, referem.

Marco Reis, presidente da AMA, revelou que já foi contratado “um grupo de profissionais com experiência e as bandas vão começar a ser apresentadas a partir de setembro” deste ano. Isto porque, nessa altura, Vilar de Mouros estará a menos de 12 meses do regresso, marcado para o período entre 31 de julho e 3 de agosto de 2014.