A 8.ª edição do Young European Scientist Meeting (YES Meeting) acontece na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) de 20 a 22 de setembro de 2013. Ada Yonath, investigadora israelita a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Química em 2009, vai marcar presença no último dia.

YES Meeting

Criado em 2006, o YES Meeting, organizado pela FMUP, surpreendeu a comunidade académica com a reunião de mais de 300 estudantes de 20 nacionalidades diferentes. Agora, este evento tem crescido de ano para ano em termos de número de participantes, cientistas e qualidade. Esta 8.ª edição vai gozar do alto patrocínio do Presidente da República.

Ainda assim, este não é o único ponto forte do painel de oradores do encontro. Krishna Dani, do Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow; David Tannahill, da Universidade de Cambridge; ou Hélder Maiato, do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IBMC), são alguns dos investigadores mais aguardados pelos cerca de 300 participantes que deverão participar no evento.

Mas para além das conferências e conversas, acontecerão ainda 20 workshops, que prometem fazer com que os jovens cientistas metam mãos à obra. Entre os temas, há de tudo um bocadinho: suporte básico de vida, laparoscopia, intubação endotraqueal, emergências toxicológicas ou até gestão de tempo.

Quem tiver bons trabalhos, também se pode candidatar a apresentá-los. Há diversas áreas de interesse e haverá prémios para os melhores de cada área: melhor poster, melhor apresentação oral e melhor apresentação na sessão plenária.