“Qual é o melhor dia para comer sem sofrer nenhum desgosto?”. Neste caso, não é o 31 de julho, como Quim Barreiros canta, sobre o melhor dia para casar. Neste caso, a melhor altura para comer é mesmo a 1 de agosto, dia em que começa o “A’gosto no Porto“, um evento gastronómico que se vai prolongar até 1 de setembro, na Alfândega.

O programa da iniciativa, que tem entrada gratuita, anuncia várias atividades e muitas calorias. Em primeiro lugar, porque vão ser quatro semanas de “iguarias” e, depois, porque cada uma está dividida em especialidades.

Nem só de comida vive o Homem

O “A’gosto no Porto” não vai ter só atrações gastronómicas. O evento, que vai funcionar durante todos os dias do mês, das 11h às 24h, conta, também, com atuações musicais, uma feira popular, com carrosséis e outros divertimentos, venda de artesanato, roupa e produtos regionais, e, ainda, uma piscina, que vai ser instalada, propositadamente, na Alfândega do Porto.

De 1 a 11 de agosto, a ementa apresenta, como não poderia deixar de ser, francesinhas. Para levar a cabo a missão de “deixar água na boca”, já garantiram presença restaurantes como a Cufra, Dorna Velha, Junior’s e Godinho. A título de exemplo, um menú composto por francesinha, cerveja e café ficará por 9,5 euros.

Mais tarde, de 12 a 18 de agosto, vai chegar à Alfândega muito marisco. As formas de confeção não têm limites, mas estão prometidos pratos que vão do célebre arroz à açorda. Segundo a organização, “a relação entre a qualidade e o preço será certamente mais um fator convidativo para quem não dispensa uma mariscada”.

De 19 a 25 de agosto será a vez de vários petiscos regionais deliciarem os portuenses e quem pela cidade passar. Nesta semana, as tradicionais tasquinhas vão ser os grandes pólos de atração dos apetites que vão deambular pela Alfândega. Por fim, o “A’gosto no Porto” vai encerrar na melhor companhia, não fosse o “fiel amigo” bacalhau, cozinhado nas suas mais variadas formas, a preencher as mesas do evento, de 26 de agosto a 1 de setembro.