Já aconteceu mais do que uma vez. Estava a navegar pelo seu feed de publicações, no Instagram, e, de repente, vê-se obrigado a parar para apreciar a beleza de uma foto de uma paisagem. “Uau!”, provavelmente disse. Ainda por cima, ficou maravilhado com o facto de a foto ter a tag “#nofilter”, o que significa que a beleza da imagem é a reprodução fiel do que o que o seu amigo viu quando fotografou o cenário.

Pois, tudo isto é muito bonito, mas já considerou a possibilidade de o seu amigo estar a mentir? De, de facto, a foto estar editada com um filtro? De qualquer das formas, agora, existe uma página na Internet que ajuda a “tirar a teima”. Chama-se Filter Fakers e designa-se “um arquivo automatizado de falsos #no filter no Instagram”.

O que este site faz, no fundo, é detetar quais as fotos assinaladas com a etiqueta “sem filtro” que, na verdade, têm um filtro aplicado. Se isso não bastasse, o “Filter Fakers” descobre qual é o filtro específico usado pelo utilizador, de entre os vários que o Instagram disponibiliza, e denuncia publicamente, no feed da página, estes utilizadores “mentirosos”, cujas fotos passam a estar identificadas com indicações cor-de-laranja pejorativas, no canto superior esquerdo: “Apanhado”, “Fraude”, “Impostor” e “Batoteiro” são algumas das “acusações”.

Para quem ainda estiver interessado em esclarecer se aquela foto no Instagram em que os amigos estão maravilhosos, assinalada com “#nofilter”, não tem, realmente, um filtro, basta ir à opção Faker Catcher e colar lá o link da imagem “duvidosa”. Em seguida, o motor do site avalia a fotografia e separa a verdade da mentira.