A SCImago divulgou, esta semana, o mais recente SCImago Institutions Rankings (SIR). Nesta classificação atualizada, que calcula quantitativamente a produção científica das universidades, a Universidade do Porto (UP) revela-se a instituição portuguesa melhor colocada, ocupando o 242.º lugar.

Em comparação com o ano anterior, a UP apresenta uma pujança significativa, tendo subido 27 posições. A performance da UP neste ranking [PDF], um dos mais prestigiados a nível internacional, deve-se às 13 mil publicações científicas que fez nesse espaço de tempo.

Top 3

O primeiro posto desta classificação é ocupado pelo Centre National de la Recherche Scientifique (França), com mais de 215 mil publicações, a que se segue a Academia de Ciência da China e a Academia de Ciência Russa.

Na verdade, apenas a Universidade Técnica de Lisboa consegue manter-se perto da instituição portuense, ao fixar-se no 273.º lugar. Ainda assim, o “prémio” para a maior escalada, entre as universidades portuguesas, vai para a Universidade Nova de Lisboa, que subiu 43 lugares, para a posição 612.

Atrás desta, e no “último lugar português”, fica a Universidade do Minho (632.º), que só há um ano entrou no ranking. Universidade de Lisboa (485.º), Universidade de Coimbra, (487.º) e Universidade de Aveiro (524.º) completam a lista de sete instituições de Ensino Superior portuguesas integrantes do SIR.