“O Douro em Imagens” e em sete perspetivas diferentes. A partir de sexta-feira, 9 de agosto, às 21h30, e até 1 de setembro, é isto que poderá ser visto na Praça das Cardosas e na Avenida dos Aliados, no Porto: uma exposição de fotografia, aberta ao público, espalhada por estes dois locais, com os trabalhos de sete fotógrafos, nacionais e estrangeiros, sobre a região duriense.

Esta mostra, inserida no projeto Entre Margens, tem como um dos “cabeças de cartaz” Brian Griffin, fotógrafo britânico que vai apresentar, aos visitantes, “An Anti-Rationalist Sensibility” (uma sensibilidade anti-racional). Este trabalho “retrata as pessoas do Douro, livre de qualquer controlo consciente da razão ou sensibilidade”, refere a organização.

Dia Mundial da Fotografia

Entre 16 e 19 de agosto, no Museu Nacional Soares dos Reis, o Entre Margens traz, ao Porto, as Comemorações do Dia Mundial da Fotografia, que envolvem um ciclo de conferências, workshops, visitas temáticas, espetáculos, entre outros, com nomes nacionais e internacionais da fotografia.

Já o português Daniel Blaufuks preferiu captar um dos “recantos” mais icónicos do Douro: as adegas. “Na Adega” vai funcionar como uma espécie de visita-guiada, por esse “micro-clima”, através de fotografias. E quem quiser “mergulhar” no rio Douro, poderá fazê-lo na mostra de António Pedrosa, que, com “Água Dura”, ilustra o trabalho dos habitantes desta costa fluvial.

Por outro lado, João Pedro Marnoto vai trazer “Nove meses de Inverno e três de Inferno” (salvo seja), “um olhar sobre as gentes que se perdem para lá das encostas do rio”. Em compensação, o brasileiro Gil Sibin “santifica” a exposição com “Via Sacris”, através de fotografias da Semana Santa, no Douro.

Por último, haverá espaço para os fotógrafos emergentes Inês Nogueira Mesquita e Dato Daraselia, que apresentarão o imaginário das seguintes exposições, respetivamente: “As mocinhas da minha Aldeia” e “Saudade de Emigrante”.