O átrio das chegadas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai ficar, a partir desta sexta-feira e até dezembro, mais divertido. A “culpa” é do PortoCartoon, que vai ter ali exposta uma parte da XV edição, subordinada ao tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Ao todo, os frequentadores do aeroporto vão poder apreciar 35 trabalhos da mostra original que está no Museu Nacional da Imprensa. No entanto, esta escolha para local alternativo de exposição não poderia ter sido mais feliz, visto que, num espaço em que transitam milhares de turistas, estarão cartoons pertencentes a autores de várias nacionalidades.

Este aspeto poderá ser interessante se se tiver em conta que a iniciativa servirá para os visitantes votarem nos cartoons preferidos, em urnas instaladas para o efeito. Esses votos integrarão a contagem para atribuir o “Prémio do público”. Este prémio, como o nome indica, independentemente da escolha feita pelo júri nesta XV edição, que resultou na vitória de Miro Stefanovic, da Sérvia, com o desenho “Shipwreck” (naufrágio), é totalmente decidido pelo público e pode ir para qualquer cartoonista. O vencedor terá direito a uma exposição antológica, em 2014.

Ainda assim, também é possível votar para este prémio através da Internet, no Museu Virtual do Cartoon. A mostra no Aeroporto Sá Carneiro vai incluir, além de “Shipwreck” e outros trabalhos galardoados, os Prémios Especiais de Caricatura Manoel de Oliveira e José Saramago.