O cinema está a chegar à cidade e “o amor é a personagem principal”. É o 4.º ciclo promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), que decorre entre os dias 19 de setembro e 29 de novembro. São seis obras de “autores com características muito próprias” que “prometem encantar os apreciadores de cinema”, diz a organização, em comunicado.

“Com o amor às voltas pelo outono fora”, a primeira sessão acontece no dia 19 com “Morte em Veneza”, de Luchino Viconti, de 1971. Segue-se “Dias do Paraíso” no dia 27 de setembro, de Terrence Malick, de 1978, “que se tornou numa referência absoluta do cinema deste autor”.

Já 10 de outubro é dia de “Asas do Desejo” de Wim Wenders, de 1987, que já conquistou um Palma de Ouro em Cannes. A 31 de outubro, o “ousado e grotesco “O Cozinheiro, o Ladrão, a Sua Mulher e o Amante dela”.

O célebre “Coração Selvagem”, de David Lynch – “um dos mais brilhantes e originais realizadores da sua geração” – também marca presença, a 7 de novembro. Outro Palma de Ouro que completa a programação e se une a um vencedor de três óscares: “Dracula”, de Francis Coppola. A obra-prima do italiano, de 1992, será exibida a 21 de novembro.

Por fim, a encerrar o ciclo, o filme “Vermelho”, de Krzysztof Kieslowski, no dia 29 de novembro. As sessões, a decorrer no auditório da SRNOM, têm início às 21h15, são de entrada livre e gratuita e terminam com uma tertúlia de debate e discussão.