Chama-se “JScrambler JavaScript Ninja Challenge” e tem como principal objetivo “testar os conhecimentos dos programadores/hackers portugueses”. Decorre de 2 a 16 de setembro de 2013 e consiste em vencer quatro desafios com níveis de dificuldade crescente, seguindo as regras impostas.

Participar neste concurso online de hacking, aberto a todos, implica não só o domínio da linguagem JavaScript como alguma criatividade. Para completar o desafio, os participantes têm apenas 15 dias mas, no fim, todos serão premiados.

O vencedor, divulgado a 20 de setembro, terá direito a um prémio de mil euros em dinheiro e outras ofertas, que perfazem o valor de três mil euros.

Este concurso é organizado pela AuditMark, empresa incubada Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), que desenvolve o produto JScrambler. Este sistema é “atualmente a solução mais avançada de proteção de código” de jogos web e outros tipos de aplicações baseadas em JavaScript, o que leva a que seja utilizado por milhares de empresas em mais de 100 países.

“Temos trabalhado com empresas de todo o mundo e felizmente constatamos que os hackers portugueses não ficam nada atrás. Para este concurso, trabalhamos bastante para criar desafios que realmente ponham à prova as [suas] capacidades”, explica Rui Ribeiro, CEO da AuditMark, em comunicado do UPTEC.