O debate acontece esta quinta-feira, 5 de setembro, às 21h15, na sede da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Em cima da mesa, a questão: “Que Futuro para o Ambiente e a Natureza no Porto?”, à volta os oradores: José Soeiro, Manuel Pizarro, Nuno Cardoso, Pedro Carvalho e Rui Moreira.

Apesar das opiniões, que se prevêem divergentes, todos eles têm uma coisa em comum: são candidatos à Câmara Municipal do Porto e podem vir a ter voz no destino dos espaços verdes da cidade.

A organização

Fundada no Porto, a APRUPP é uma associação de técnicos e de cidadãos que partilham o interesse pela reabilitação urbana e pela proteção do património.

“Qualidade de vida, ambiente, património, urbanismo, mobilidade, energia e governança” serão, com certeza, as linhas condutores desta conversa, com entrada livre, que conta com a moderação de Arminda Deusdado, responsável pelo programa ambiental BIOSFERA, da RTP 2.

A organização é da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), em parceria com o grupo Cidadãos Independentes, a associação ambiental Campo Aberto e a associação AMO Portugal.

Tertúlias em ambiente informal decorrem até dia 10

Em simultâneo, também iniciativa da APRUPP, decorrem as tertúlias “Porto: Reabilitação Urbana, Património e Cidadania”, com os mesmos candidatos, num ambiente mais informal.

Têm lugar no bar do Edifício AXA, na Avenida dos Aliados, entre as 18h30 e as 21h. Já começaram esta terça-feira, dia 3, com Rui Moreira (independente) e prolongam-se até 10 de setembro, dia de Manuel Pizarro (PS). José Soeiro (BE) fala esta quarta-feira, dia 4, Nuno Cardoso (independente) dia 6 e Pedro Carvalho (CDU) dia 9.

Luís Filipe Menezes, candidato social-democrata, não participará em nenhuma das iniciativas. Na primeira terá recusado o convite e, para a tertúlia, terá sido impossível agendar uma data.