Chama-se “EOS Parking“, está disponível para os sistemas operativos quer da Apple quer da Google e pode ser descarregada quer através do portal da aplicação quer no próprio parquímetro.

Depois, basta associar-lhe um cartão de crédito e o sistema de pagamento de parquímetro por telemóvel está pronto a utilizar. Foi apresentado esta segunda-feira em vila Nova de Gaia, pela primiera vez na Península Ibérica, e permite pagar apenas o tempo em que o carro está estacionado, sem recurso a moedas ou pré-pagamento.

“O utilizador seleciona a duração de aparcamento mas pode a qualquer momento alargar o período de estacionamento. Se chegar antes do previsto pode interromper o estacionamento e pagar apenas o tempo utilizado”, acrescentou João Caetano Dias, responsável da Maksu Services, que desenvolveu o sistema, em entrevista à Lusa.

Os procedimentos para o pagamento são feitos pela SIBS [empresa que gere o processamento de pagamentos eletrónicos] e a fatura, para pagamento único de todas as utilizações, chega “de duas em duas semanas”.