Para se candidatarem ao “Programa de Aceleração de Startups” do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), que arrancou esta quinta-feira, os interessados só têm de preencher este formulário online, em que explicam o seu projeto inovador ou a sua start-up inovadora até 29 de setembro.

É que este concurso destina-se, precisamente, a “empreendedores com ideias inovadoras, de base tecnológica, científica ou criativa”. Depois, basta aguadar até dia 02 de outubro – data em que são anunciados os 25 projetos selecionados.

Os que tiverem a sorte de ser escolhidos, “terão a oportunidade de usufruir de sessões de formação em sala, mentoring individual e treino de pitching, contando com uma vasta bolsa de mentores: empreendedores seniores, especialistas e parceiros externos da rede UPTEC”. Ao todo, o programa dura seis meses: de outubro de 2013 a março de 2014. A 8 de outubro, acontece a primeira sessão de quinze.

Estes 15 “workshops” “dotarão os novos empreendedores de ferramentas e conceitos que os ajudarão a validar as suas ideias num contexto de mercado internacional”, garante o UPTEC, em comunicado. O objetivo é que “os projetos selecionados evoluam de uma forma sólida nas vertentes de cliente/mercado, produto, modelo de negócio, finanças e equipa”.

Este programa tem um custo de 250 euros por projeto, sendo que estes podem incluir até cinco pessoas.