A coligação entre PSD e CDS nomeou Bragança Fernandes como recandidato à Câmara da Maia, numa campanha denominada “Sempre pela Maia”. O atual presidente, na página oficial da sua candidatura, expõe aquilo que considera ser o seu dever, na conjetura de crise do país, como “estar ao lado de todos os maiatos, especialmente dos que mais necessitam”. Debruça-se sobre o trabalho já realizado, para justificar a sua recandidatura (“ação política no último mandato foi profundamente assertiva no equilíbrio das contas públicas e permitiu a realização de um investimento sustentável nas pessoas”).

Ricardo Bexiga foi o nome escolhido pelo PS para encabeçar a campanha autárquica “Maia Liderante”. O candidato socialista não só foi deputado na Assembleia da República e na Assembleia Metropolitana do Porto, como também entrou na corrida à Câmara de Gondomar, autarquia na qual foi vereador. Numa entrevista à Regiões TV, Ricardo Bexiga refere que a sua grande motivação parte do entusiasmo do desafio de se candidatar numa época difícil da administração local, prosseguindo a criação de um “novo ciclo que traga uma nova esperança e que leve de novo a confiança das pessoas ao sistema político”.

Ana Virgínia Pereira é a candidata da CDU à Câmara da Maia. Membro da Sub-Direção dos Professores e da Direção do Setor Intelectual do Porto do PCP, foi candidata às eleições legislativas (CDU), pelo círculo do Porto, em 2005. Ao jornal regional “Maia Hoje”, Ana Vírginia revela que as suas prioridades são a habitação e o urbanismo, pelo “estado de degradação” percebido pela candidata aquando da visita ao Bairro do Sobreiro, no centro da Maia.

Rosa Cruz, moradora na Maia há mais de uma década e professora de Língua Portuguesa, apresenta-se como candidata do Bloco de Esquerda, numa campanha com o lema “Fazer a diferença e construir o futuro na Maia!“. Em entrevista ao “Maia Hoje”, Rosa Cruz expõe o objetivo da candidatura, que passa por “acordar a Maia”, declarando-se interessada em mexer nas coisas que, na Maia, não são tão boas, as que estão adormecidas.