Há estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) que, a partir de agora, vão passar menos tempo à chuva, à espera do autocarro. Outros que vão deixar de andar tanto até ao metro, e uns que vão fazer novos amigos. E, não fossem eles economistas, alguns vão passar a economizar na gasolina.

É que o novo sistema “Boleias AEFEP” corre de vento em popa e já reuniu a atenção de mais de 600 alunos em pouco mais de uma semana. Tal como o nome indica, trata-se de um grupo fechado na rede social Facebook – a que só têm acesso estudantes da faculdade em questão – de oferta e pedido de boleias.

Quem ia de carro pode agora encontrar colegas que façam o mesmo trajeto diário, com quem partilhar as despesas de deslocação. Quem ia de transportes públicos, pode encontrar condutores com um percurso idêntico dispostos a partilhar o carro.

Inspirado pelos projetos nacionais similares, como o Boleias Porto-Lisboa, o iRide ou o Um Coche, o grupo “Boleias AEFEP” nasceu no seio do Departamento do Estudante da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP).

E é esta associação quem regula os membros do grupo e aceita os pedidos de “acesso”. “Nos primeiros dois, três dias chegámos a ter 100 alunos por hora a pedir para aceder ao grupo”, conta André Anjo, um dos mentores, em entrevista ao JPN.

O objetivo, como em todas as outras iniciativas, é “responder às carências e necessidades do dia-a-dia dos estudantes”, garante.