A “Noite Europeia dos Investigadores 2013” (NEI 2013), coorganizada pela Universidade do Porto (UP), acontece já na sexta-feira e estão programadas várias atividades, das 18h às 24h. A norte, a maioria tem lugar no Jardim Botânico do Porto.

Para os investigadores que pensam que, por tratar-se da sua noite, não vão fazer nada, convém referir que, entre as 18h e as 23h, haverá sempre atividades “mãos na massa”, em que experiências e conceitos científicos vão ser postos em prática. A participação é facultativa, claro.

Também nesse horário vão funcionar os seguintes espaços: “Ciência com futuro”, onde será possível falar com os investigadores da UP e ver alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos, e “Hotel de insetos”, uma instalação/residência com simulação de diferentes habitats para acolher e observar vários insetos.

Durante esse mesmo período haverá bar aberto para quem precisar de restabelecer energias. Quem não gostar do menú pode, às 22h, passar pelo painel “Gastronomia do futuro – sabores alternativos”, em que está garantida a prova de uma comida diferente, como insetos e bebidas moleculares.

Observações astronómicas, tertúlias e outras atividades fazem parte do NEI 2013, cuja programação completa, no Jardim Botânico, pode ser consultada aqui.