Este é o quinto ano que a Festa do Outono invade Serralves, assim que começam a cair as primeiras folhas secas. Domingo, 6 de outubro, é o dia. Como sempre, a entrada é gratuita e as portas estão abertas das 10h às 19h.

Há teatro, música, contadores de histórias, cantares tradicionais, oficinas em família, percursos à descoberta da biodiversidade, artes, ofícios da lã e muito mais atividades, em honra de “reavivar antigas tradições e costumes, com saberes e práticas ligados à tradição rural, revividos no contexto contemporâneo de Arte e Paisagem que é Serralves”, diz a organização, em comunicado.

Entre os destaques da festa, está “o espetáculo de teatro físico e visual”, “Une Brinque Dans Le Ventre”, de Luciano Amarelo e Olivier Luppens. “Uma história contemporânea, burlesca, tocante, vivida por duas personagens: Victor, empreiteiro de segunda geração e Max, um imigrante”. Acontece no Prado de Serralves, às 11h30 e às 15h.

Braima Galissa e Norberto Lobo levam a música ao Prado

No mesmo sítio, mas desta vez às 13h, há ainda “um concerto único de Braima Galissa”, tocador de Kora – um instrumento associado à recitação de histórias, cuja sonoridade se assemelha a uma harpa – e cantor originário da Guiné-Bissau.

Programação

Para ver a programação toda, aqui.

Às 16h, também no Prado, a música continua com “a apresentação em concerto de uma série de composições recentes para os instrumentos Pangeia, criados e desenvolvidos por Victor Gama ao longo dos últimos vinte anos, denominada Instrumentos Imaginários”. Às 18h, é Norberto Lobo, que dispensa apresentações, quem sobe ao palco.

Mas no entretanto – para uns às 14h, para outros às 17h – há ainda peça de teatro “Arre!”, “uma exploração teatral de pendor cómico que cruza, num espetáculo de rua, três pontos de partida: o Burro de Miranda, uma pesquisa sobre a linguagem teatral do Bufão e um imaginário inspirado na obra ‘D. Quixote de la Mancha'”.

E por falar em teatro, àss 10h30 e às 16h30, o Teatro Mais Pequeno do Mundo apresenta “Microfénix”, “cinco ‘curtas’ teatrais e musicais que convidam o público a experienciar a Caravana Penélope, palco deste projeto”.

Enquanto isso, e para além das oficinas em família, dos passeios e dos percursos, um grupo de mulheres da Casa da Lã de Bucos – o Museu de Cabeceiras de Basto – estarão em Serralves a “demonstrar o processamento artesanal da lã da ovelha até ao fio”.