Para não deixar passar em claro os 15 anos de atividade que, há poucos dias, completou, o motor de busca mais famoso do mundo lançou aquilo que se costuma designar de “Easter Egg” (lembram-se do “do a barrel roll“, por exemplo?).

Bem, na verdade, não foi um “Ovo da Páscoa” do tipo a que estamos habituados, já que, desta vez, ninguém precisou de entrar numa “Easter Egg hunt” (caça ao ovo da Páscoa), visto que foi o próprio chefe da equipa de combate ao spam da Google, Matt Cutts, que revelou, no Twitter, a nova funcionalidade especial do motor de busca.

Ou seja, para assinalar o aniversário da empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin há 15 anos, é possível, agora, ver como é que era o Google nessa altura, em 1998. Para isso, basta ir à página inicial de pesquisa e escrever as seguintes palavras: “Google in 1998”. Ao carregar em “search”, o utilizador é direcionado para os primórdios do motor de busca.

Importa referir que entrar nesta “máquina do tempo” pode trazer nostalgia, nem que seja só por recordar a confiança que a Google já tinha nos resultados que conseguia apresentar. Senão repare-se naquilo que está no fim da página: “Try your query on” (“Tente a sua pesquisa em”). De seguida, estão ligações para outros motores de busca daquela época, como AltaVista, Excite e HotBot.