Os animes são animações produzidas no Japão, onde são considerados um verdadeiro património cultural. Contudo, este fenómeno já se alastrou para todo o Mundo e Portugal não foge à regra. Séries como Doraemon, Dragon Ball, Pokemon, Digimon ou Naruto reuniram vários fãs e é parte do imaginário que estará presente em mais uma edição deste evento.

A 12 e 13 de outubro, o IberAnime chega ao Pavilhão Multiusos de Gondomar e contará com um espaço de feira, dois palcos – o principal e o secundário – e centenas de pessoas.

Na feira estarão ainda vários stands com atividades que vão desde o origami aos jogos de tabuleiro, passando pela robótica, videojogos e tratamento de bonsais. Também para os colecionadores, haverá bancas de venda de vários artigos, nomeadamente, as famosas mangas (espécie de banda-desenhada que dá origem a grande parte das séries anime).

Bilhetes e Transporte

Os bilhetes para o IberAnime são de 13 euros, para um dia, ou 18 euros para os dois. Crianças e famílias têm direito a desconto. A organização do evento disponibiliza ainda um autocarro para transportar os fãs entre o Estádio do Dragão e o recinto. Os horários podem ser consultados aqui.

O palco principal acolherá dois concertos da banda Gaijin Sentai, responsável por alguns dos temas mais conhecidos das séries de anime. Já no sábado, pelas 18h, o concerto será acústico e, no domingo, também pela mesma hora, os nipónicos subirão ao palco para apresentar o seu mais recente álbum “OST”. Além dos concertos, o palco será alvo das atenções pelos vários torneios de jogos de cartas e de tabuleiro.

Os cosplays (disfarces que visam a representação de uma personagem do imaginário anime) são uma parte importante da cultura pop japonesa e também vão estar representados. Calssara, por muitos considerada a melhor cosplayer do Mundo, vai apresentar um workshop sobre as técnicas de criação e personalização destas fantasias.Vai ainda ser júri nas eliminatórias do Campeonato Mundial de Cosplay onde, pela primeira vez, serão escolhidos dois portugueses.

Para o palco secundário, estão reservados vários workshops e demonstrações. No sábado, destacam-se os workshops de língua japonesa e de desenho digital e uma demonstração da arte marcial japonesa kendo. No domingo são várias as atividades dedicadas ao estilo de moda Lolita, surgido nos anos 80, no Japão, e que tem como objetivo assemelhar as raparigas a bonecas de porcelana.