O ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, é um das presenças garantidas no Dia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) que, esta quarta-feira, assinala o início do ano letivo e, sobretudo, os 102 anos da instituição.

Jorge Sampaio, que foi chefe de Estado entre 1996 e 2006, já tinha estado na FCUP quando ocupava o cargo de Presidente da República, em 2003, na altura para visitar alguns centros de investigação da Universidade do Porto. Esta quarta-feira vai ser o principal orador do Dia da FCUP.

Às 15h35, no Auditório Ferreira da Silva, começa a sua intervenção, na qual não deverá deixar de partilhar a experiência que acumulou como a mais importante figura política do país, mas também como presidente da Câmara de Lisboa, secretário-geral do Partido Socialista (PS) e, ainda, como Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Contudo, Jorge Sampaio não será o único orador no Dia da FCUP. O início das intervenções está marcado para as 14h45 e, como não poderia deixar de ser, António Sousa da Silva, o diretor da faculdade, vai participar nesta vertente, bem como o reitor da UP, José Marques dos Santos.

Esta data temática vai ficar ainda marcada pela entrega de medalhas e diplomas aos colaboradores aposentados, aos mestres e aos doutorados. A envolvência do ambiente fica a cargo da Tuna Feminina da FCUP e do “arquiCoro“, o coro da Faculdade de Arquitetura da UP (FAUP). A cerimónia é aberta a toda a comunidade académica.