Chama-se “Long String Instrument“, é um espetáculo musical da compositora e performer norte-americana Ellen Fullman – acompanhada pelo músico berlinense Konrad Sprenger – e vai fazer as honras de abertura de mais uma edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP). Acontece no próximo dia 11 de outubro, às 21h30, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

A designação, “Long String Instrument” é atribuída “simultaneamente a um instrumento musical de cordas metálicas e a um concerto/instalação”, explica a organização, em comunicado. “Ao longo dos anos, este insólito e performativo instrumento tem estado no centro de inúmeras colaborações de Ellen Fullman”, com nomes como a compositora Pauline Oliveros ou a coreógrafa Deborah Hay.

No dia seguinte, a Sala do Tribunal do Mosteiro de São Bento da Vitória recebe a apresentação, em estreia absoluta, de “Oco“, uma produção do Teatro do Frio, onde “um músico, duas atrizes e uma artista plástica dão forma a um objeto multidisciplinar que convoca arte sonora, teatro físico e elocução”.

Mas para além dos espetáculos, o programa não se fica por aqui e há ainda workshops e ações de formação. Uma delas, com a própria Ellen Fullman. Acontece no dia 10, quinta-feira, às 15h, no Claustro do Mosteiro de São Bento da Vitória. A outra começa já esta quarta-feira, 9 de outubro, e centra-se “na criação de uma narrativa puramente visual”.

“Show me a Story”, orientada por Anna Ivanova-Brashinskaya, parte do conto “Os Seis Cisnes”, dos Irmãos Grimm, e pretende “capacitar os participantes de competências narrativas e interpretativas visuais, (…) recorrendo apenas ao movimento e manipulação de objetos ou outros meios”.

Os preços das iniciativas já estão disponíveis no site do festival.