“Public Service Media in a Small Country with a Global Culture”. É esta a designação da conferência com entrada livre que, esta sexta-feira, a partir das 17h30, decorre na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Traduzindo para português intitula-se “Meios de comunicação de serviço público num país pequeno com uma cultura global”.

Aquilo que o debate propõe fazer é “um balanço entre aquilo que é um país pequeno como o nosso, que não tem muitos recursos para ter um serviço público tão grande como um país de maior dimensão, e, por outro lado, aquilo que nos é exigido pelo facto de termos portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo”, revela ao JPN Artur Pimenta Alves, professor no INESC Porto e na FEUP, e também moderador da conferência.

O caso “RTP”

Com a presença de dois dirigentes da RTP na conferência, o debate deverá abordar algumas das mais recentes medidas acordadas entre o Governo e a estação pública de televisão portuguesa. “Quem vem da RTP, obviamente vai comentar aquilo que a administração tem vindo a fazer e aquilo que o ministro [-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poaires Maduro] já apresentou. Ainda há muita coisa para saber e espero que amanhã [sexta-feira] tenhamos mais alguma informação sobre aquilo que está a acontecer e quais são as perspetivas”, afirma Artur Pimenta Alves.

“Na situação em que agora vivemos, em que os média estão cada vez mais globalizados através da Internet, temos de assegurar uma presença interessante e significativa da cultura portuguesa nesse espaço digital que agora se criou, sem barreiras, nem regulação, nem nada”, completa o moderador, desvendando um pouco do rumo que o debate deverá levar.

RTP e Porto Canal representados

Na discussão vão participar, como seria de esperar, alguns dirigentes do canal público de televisão. Neste caso, trata-se de Beato Teixeira, membro do Conselho de Administração da RTP, e de José Lopes de Araújo, diretor de Assuntos Jurídicos e Institucionais da mesma estação. Além destes, estarão ainda presentes Júlio Magalhães, diretor do Porto Canal, Fernando Zamith, professor de Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras (FLUP), e Karen Donders, professora da mesma área na Vrije Universiteit Brussel (VUB), Bélgica.

Na verdade, Karen Donders é uma especialista, na Europa, no tema dos meios de comunicação de serviço público e “vai dar uma ideia daquilo que são as tendências a nível internacional, porque, no fundo, em maior ou menor grau, todos os países estão sujeitos a estas mesmas depressões”, refere Pimenta Alves. Por fim, “os restantes animadores irão colocar questões direcionadas ao contexto português, inclusive, sobre decisões que estão atualmente a ser tomadas” (ver caixa).