“Podemos estar perante uma epidemia de bonecos doentes” nos próximos dias 14 a 18 de outubro. Prevê-se, assim, que o Hospital de São João possa muito bem ter de recorrer a uma “nova” sala de consultas, mais adequada aos “pacientes”, com cores, brinquedos e portas pequeninas.

Este “cenário de crise”, chamado anualmente de “Hospital dos Pequeninos” vai envolver sobretudo casos de brinquedos com dores de barriga, febre e dificuldade em respirar. A iniciativa é da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) e quer “desmistificar o medo da bata branca” entre os mais pequenos e “permitir aos futuros médicos praticarem aptidões de comunicação com as crianças”.

As equipas médicas já estão a postos, a triagem está preparada e os consultórios equipados com todo o material necessário para receber as cerca de mil crianças, entre os três e os seis anos, esperadas este ano.

O processo +e o mesmo que “nas Unidades Hospitalares dos crescidos”: “À entrada, todas as crianças encontrarão a Sala da Triagem, sendo a partir daí reencaminhadas para os ‘consultórios’”, explica Inês Pessanha, membro da “Direção Clínica” do Hospital dos Pequeninos, em comunicado.

Durante a “consulta”, que inclui a medição da temperatura e da pressão arterial e a avaliação da boca, ouvidos e garganta dos bonecos; a criança pode ir observando os procedimentos, o material médico utilizado e colocando questões.

Esta iniciativa acontece desde 2002 e funciona no Salão de Estudantes da Faculdade de Medicina (piso 01) das 10h às 12h e das 14h às 16h.