Começa esta segunda-feira um ciclo de atividades em vários locais da Baixa, em jeito de comemoração dos 20 anos do Núcleo de Experimentação Coreográfica do Porto (NEC). O primeiro anfitrião é o Mosteiro São Bento da Vitória, às 18h, com o “Programa de Residências 6×6“. A iniciativa, que acontecerá todas as segundas-feiras à mesma hora, convida o público a partilhar “o momento inicial e precioso (…) em que cada artista em residência poderá dar a conhecer os seus próprios pressupostos”.

Já na terça-feira, 15 de outubro, a celebração acontece na Aula Magna da Faculdade de Belas-Artes, com o “Ciclo Cinema Coreografia“. Esta é a “sessão dupla número 14” da iniciativa e apresenta “Home – Lar doce lar” (18h00), de Ursula Meier; e “Dogville” (20h15), de Lars Von Trier. Também no âmbito deste ciclo, o Edifício Axa recebe, às 21h30 de 17 de outubro, um encontro com o cenógrafo português Victor Hugo Pontes.

Balleteatro no Axa

Durante esta semana, até sexta-feira, 18 de outubro, o Balleteatro também se muda de armas e bagagens para o edifício Axa. Ali, apresenta a performance “Perspetivas de Carlos Silva”, um espetáculo dedicado especialmente aos jovens, baseado na obra do escritor Adão Cruz e com música ao vivo de Gustavo Doutela. Sempre às 18h30.

Antes disso, mas também no Axa, acontece a abertura oficial das comemorações do vigésimo aniversário. Quem faz as honras é o espetáculo D O B R A L Í N G U A, de Catarina Miranda e Jonathan Uliel Saldanha. Acontece às 21h30, no Auditório 1.

Às 22h, na ala esquerda do piso 3, há uma inauguração simultânea de exposições, “NEC 20 Anos“, concebida por André Sousa, João Faria e Pedro Oliveira. Uma exposição retrospetiva “que percorre 20 anos de atividades e projetos”, explica o Núcleo.

Sexta-feira, 18 de outubro, é dia de apresentações ao vivo. Às 21h30, o piso 4 do Axa recebe “O Desejo Ignorante“, de Márcia Lança com Aniol Busquets e Tiago Hespanha. Uma hora depois, no piso 3, “Hang up“, de Vera Mota e Pedro Augusto. Às 23h, Rogério Nuno Costa, em colaboração com Mariana Tengner Barros, António MV e Nuno Miguel, apresenta “€TRASH“, “uma rave party pós-apocalíptica”. Depois, há “after party” no Passos Manuel.

Dia 20, domingo, às 16h, há Calendário / Conversas“, com Alexandra Balona & Convidados. Já na terça, dia 22, o piso 3 do Axa volta a receber arte: às 18h, a peça “Olympia”, de Vera Mantero; às 19h15, “O encontro é uma ferida” de Pedro Filipe Marques, por exemplo.

Quarta-feira, 23 de outubro, é dia de aniversário. Como tal, há jantar e festa com “DeeJay Spot“, a começar às 19h. Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas a reserva, que deve ser feita através do e-mail [email protected] ou do número 913211428.