Sim, também existe um Dia Mundial das Massas e comemora-se a 25 de outubro. Na verdade, nem Serralves vai deixar escapar a data e, por isso, tem preparadas algumas atividades para o próprio dia, mas também para o anterior.

Desta forma, no dia 24 começa, às 18h, no Auditório da Fundação de Serralves, uma conferência sobre a “Arte da Alimentação Equilibrada e Saudável”, que tem garantidas as presenças de oradores conceituados nas áreas da nutrição e do desporto, casos de Carlos Sá, “Ultra Runner”, e Nuno Borges, licenciado em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto (UP) e doutorado em Biologia Humana pela Faculdade de Medicina da UP (FMUP).

Nesta palestra vai-se falar de assuntos que vão desde o “contributo da alimentação equilibrada no desenvolvimento e o papel das massas alimentícias na dieta alimentar saudável até à importância da alimentação na preparação de um ultra atleta”, pode ler-se, em comunicado.

Já no dia 25 decorrerá, durante todo o dia, a “Festa da Alimentação”, esta claramente dirigida aos mais novos, em específico às crianças das escolas do pré-escolar e 1.º ciclo da região Norte. O objetivo é proprocionar atividades pedagógicas, através de várias oficinas que as obriguem a meter, literalmente, as mãos na massa.

Assim, haverá uma oficina de “Massas Coloridas”, “onde as crianças vão dar asas à imaginação e aprender a colorir massas com cenouras, espinafres, beterrabas, tomates e chocolate”; uma oficina que convida a “Conhecer a matéria-prima do trigo”, em que o ciclo do trigo e o seu processo produtivo vão ser os protagonistas; uma oficina “Comer bem e bem mexer…dá saúde e faz crescer”, “onde os mais pequenos vão vestir a bata de nutricionista para realizar vários testes, jogar e aprender mais sobre o Índice de Massa Corporal”, entre outras atividades que podem ser consultadas aqui.