Ocupa uma grande parte da parede, por isso não passa despercebido. Tem cores e pecinhas de Lego, por isso estimula a criatividade. Sincroniza automaticamente com o Google Calendar e por isso não há tarefa que fique esquecida ou deadline que não seja cumprido. Basicamente, é o calendário ideal para um estúdio de design londrino, que não encontrou melhor forma para organizar a agenda.

O sistema é simples: cada membro da equipa tem um bonequinho personalizado, os projetos têm cada um a sua cor, os tijolos correspondem a meio dia de trabalho e os grandes rectângulos cinzentos representam os meses – ou seja, é sempre possível ver o que está agendado para os próximos três meses de trabalho e como está a decorrer o desenvolvimento dos projetos.

O futuro

O sistema já é usado pela equipa há mais de um ano e, para além de fazer sucesso no meio, já começou a chamar a atenção de outras empresas. Por isso, o Vitamins garante que disponibilizará o código C++ do software, em breve, na plataforma openFrameworks. Assim, todos poderão não só utilizá-lo como sugerir melhorias. Os próximos passos poderão mesmo ser a implementação de uma webcam – para dispensar as fotos – e adicionar anotações em áudio.

“Foi um processo bastante interativo, tentar descobrir o balanço certo entre o físico e o digital”, conta Adrian Westaway, o diretor de tecnologia do estúdio. “De um lado, precisávamos de alguma coisa grande e clara que os humanos gostassem de usar e fosse agradável para eles, visualmente. Por outro lado, tinha de ser legível por um computador e organizado”. Os Legos foram a melhor opção: “Divertidos para os humanos e consistentes para o computador”, diz. Já a sincronização com o calendário do Google – que a equipa atualizava online – foi um extra.

Para isso, a equipa do Vitamins, o estúdio, criou um software específico de reconhecimento de imagem: basta tirar uma foto ao calendário de Lego com qualquer smartphone e fazer o upload da imagem para a internet que o software reconhece a nova posição dos legos, atualizando assim o calendário digital.

Se por acaso não estiver no escritório, necessitar de mudar alguma coisa e não lhe for possível tirar a foto, basta inserir a informação nova no software. Da próxima vez que alguém tirar uma foto de atualização, recebe um aviso com a indicação de que e necessário mudar peças de lugar – ou mesmo acrescentar novas peças.

Lego calendar by Vitamins from Vitamins on Vimeo.