Chama-se “Gin Tasting” e é um evento inteiramente dedicado ao gin, uma bebida cada vez mais na moda em Portugal. Segundo dados da Essência do Vinho, a quem cabe a organização do acontecimento, “desde o início de ano” estima-se que “tenham sido vendidas no nosso país mais de 260 mil garrafas” da bebida destilada. Prova disso, é também a multidão que se deslocou à primeira edição do Gin Tasting, que decorreu em Leiria, a 19 de outubro: 1900 pessoas.

“Gin Only” – A receita

Ingredientes:

– 5 cl de Gin Only
– 20 cl de tónica Fever Tree
– Framboesas
– Casca de limão
– Mirtilos

Preparação:
– Encher o copo com bastante gelo;
– Gelar o copo com a ajuda de uma colher de bartender e escoar a agua em excesso;
– Colocar os botanicos e esperar um pouco para que o seu Gin se envolva com os aromas.
– Com a ajuda da colher de bartender adicionamos a água tónica Fever Tree.

Fonte: Gin Tónico

Conjugados os fatores, uma vez que o Porto não é excepção (é uma das cidades do país em que mais se consome a bebida) e “são já vários os bares com uma carta dedicada ao gin”, o evento ruma a norte a 2 de novembro. Acontece na Casa de Serralves, no Porto, e promete uma programação variada, que vai ser conhecida em breve.

Garantida está a realização de workshops, master classes e provas, já incluídas no bilhete de acesso ao “Gin Tasting”, com o valor de 15 euros (já inclui copo de provas). No entanto, este pode ser adquirido em compra antecipada, online, com um desconto de cinco euros. Já para estudantes de hotelaria e áreas similares, o preço reduz para os oito euros, mediante apresentação do cartão de estudante.

E apesar de ser um evento especialmente dedicado a profissionais dos ramos das bebidas e restauração e a “gin lovers” [amantes do gin], os curiosos também são bem vindos. É que para os que estão agora a começar a explorar o mundo do gin, vai haver a possibilidade de saber mais sobre o processo de fabrico – vai ser possível assistir a destilações ao vivo – e descobrir novas formas de consumo da bebida. A animação também está garantida ao som de DJ’s convidados.

As marcas também não quiseram falhar o evento e vão estar presentes cerca de 50: “As grandes marcas querem estar no mercado e também passar algumas mensagens aos consumidores, como a da plasticidade do gin, que além de servido com água tónica pode ainda mostrar-se apelativo em formato de cocktail ou mesmo em harmonização com algumas gastronomias, como o sushi”, explica Nuno Pires, da organização.

Por fim, se o feedback continuar a ser positivo, a Essência do Vinho garante repetir a experiência – não só em Leiria e no Porto mas em maiscidades do país.