Já é conhecido o vencedor da 5.ª edição do Prémio Nacional das Indústrias Criativas (PNIC). O Musikki, descrito como o “Google da música”, é um motor de busca que relaciona conteúdo dessa área, agregando todos os vídeoclipes, informações sobre artistas ou bandas, álbuns ou até agendas de concertos.

Outros vencedores PNIC

2012: UniPlaces
2011: Hole 19
2010: Canal 180
2009: Hard Club e Cut Furniture

Numa só página, o Musikki apresenta toda esta informação que, por norma, se encontra dispersa e fragmentada pela Internet. “Ao motor de busca global que gera perfis dinâmicos de bandas e artistas, junta-se uma aplicação inovadora no Facebook, o Musikki Social Player, que permite criar e organizar, pela primeira vez, uma playlist com todas as músicas que os nossos amigos ouvem ou que são partilhadas nas páginas que cada pessoa segue”, pode ler-se no comunicado do PNIC.

Este serviço digital de música está, “de momento, a concentrar esforços no mercado ocidental com foco na América do Norte, Europa Ocidental e América Latina”.

João Afonso, Juliana Teixeira e Pedro Almeida, os três jovens de Aveiro por detrás desta ideia, vão receber 25 mil euros. Além deste prémio monetário, atribuído para que o projeto se possa desenvolver, os promotores do Musikki vão ainda representar Portugal na Creative Business Cup, em Copenhaga, entre os dias 18 e 10 de novembro de 2013. Em jogo estarão 50 mil dólares e o acesso a um “programa de apoio com mentores na fase inicial de desenvolvimento do negócio”.

O projeto de conteúdos multimédia Story-Trail recebeu, ainda, uma menção honrosa, numa cerimónia realizada esta quinta-feira, 24 de outubro, durante o Super Bock Laboratório Criativo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os outros quatro projetos – Bright, MyWishGuru, Zizabi e Performing Arts – que integravam o lote de seis finalistas vão continuar a ser acompanhados pelo PNIC.