São fãs do cinema fantástico desde que se conhecem. José Pedro Lopes, de 31 anos, e Pedro Santasmarinas, de 23, amigos/colegas, cresceram com o imaginário de vários filmes, mas os de terror sempre os fascinaram em particular.

A trabalharem juntos na produtora portuense Anexo 82 passaram, de repente, a ser “rivais”. Explique-se: quando ambos souberam da existência de um concurso internacional de curtas-metragens de terror, decidiram concorrer separadamente, cada um com o seu filme. Pensar-se-á: “Por que é que não juntaram esforços e fizeram apenas um filme, consequentemente mais forte e com mais hipóteses de sucesso?”. Mas a verdade é que, quem pensar assim, estará a precipitar-se, porque os dois amigos/colegas continuam muito amigos/colegas, visto que se ajudaram mutuamente na produção das suas curtas-metragens.

José Pedro Lopes foi produtor no filme que Pedro Santasmarinas realizou e Pedro Santasmarinas foi produtor no filme que José Pedro Lopes realizou. “Como a ideia dele e a minha ideia eram muito diferentes, mas queríamos experimentar ambas, avançámos. Foi excesso de entusiasmo”, brinca José Pedro Lopes. E não é caso para menos. O concurso a que os dois jovens concorrem é, basicamente, a sequela do filme “ABCs of Death“, que reúne 26 curtas-metragens, de realizadores de culto de terror, inspiradas em cada letra do alfabeto (exemplo: “A is for Apocalypse”; “B is for Bigfoot”).

Tendo em conta que o concurso desafia sempre 25 realizadores reputados no género, que têm de escolher uma letra diferente, cada um, para inspirar os seus filmes, mas que o alfabeto é composto por 26 letras, a criação de um concurso para encontrar a 26.ª curta-metragem tornou-se natural. É para isto que José Pedro Lopes e Pedro Santasmarinas concorrem. Para serem o 26.º realizador de “ABCs of Death 2“.

“M is for Mail”, a “portuguesa” mais votada

“M is for Mail”, de Pedro Santasmarinas, conta a história de um rapaz que, sozinho em casa à noite, descobre um e-mail em cadeia com uma assombração. É, neste momento, a curta-metragem portuguesa com mais votos no “ABCs of Death 2”. “É um filme de terror, mais género de teatro, dos fantasmas e dos sustos”, descreve José Pedro Lopes, produtor do filme.

“Quem quer ‘fazer uma perninha’ no jogo dos zombies?”

Apesar de existirem tantas letras à escolha, no que diz respeito ao concurso é a organização que sugere a letra a partir da qual os filmes devem partir. “M” foi a escolha desta edição. Foi neste contexto que nasceram “M is for Macho” (ver vídeo em baixo) e “M is for Mail” (ver caixa). O primeiro, da autoria de José Pedro Lopes, mostra a ação de dois amigos que se desafiam a jogar basquetebol com zombies.

“É um filme muito nas linhas do cinema dos anos 80, do John Carpenter, de ação com elementos fantásticos e de comédia”, descreve ao JPN o realizador. Mas desengane-se quem pensa que, por tratar-de de uma curta-metragem de três minutos, foi fácil chegar ao resultado final. Não. Em primeiro lugar, porque, da mesma forma que “M is for Mail“, “foi feita sem orçamento”, ou seja, “ninguém foi pago para participar”. E como é que, dessa forma, se arranja dois jogadores de basquetebol/atores e uma horda de zombies?

“Foi muito difícil e demorámos a encontrar a protagonista do ‘M is for Macho‘. Felizmente, surgiu-nos a Mafalda Banquart, da ACE (Academia Contemporânea do Espetáculo), que sabe jogar basquetebol de origem e é bailarina, o que nos facilitou a vida”, conta José Pedro Lopes.

Aquilo que também facilitaria a vida aos dois realizadores seria vencer o “ABCs of Death 2”, não só pelo prémio monetário (cerca de 3.500 euros), mas, sobretudo, pela visibilidade que o concurso dá. “Nós até achamos que os filmes têm potencial para ganhar, sendo que temos consciência que é muito difícil e não é o cenário mais provável, mas vale a pena participar só pela visibilidade”, confessa José Pedro Lopes. As votações encerram a 14 de novembro e o vencedor é anunciado a 15 de dezembro.