Emanuel Santos, artista plástico e cenógrafo de 33 anos, teve a ideia de construir guitarras a partir de caixas de charutos quando estava a fazer um espetáculo no Teatro Universitário do Porto (TUP), a partir da vida e obra de Tom Waits, e lhe foi sugerido que tocasse durante a peça.

Pesquisou sobre o assunto, viu uns tutoriais online, e fez a primeira Cigar Box Guitar para esse espectáculo. “Desde aí, ficou o bichinho instalado”, recorda. Hoje faz as guitarras Santa Cecília, a partir de caixas de charutos que lhe oferecem, compra na Feira da Vandoma ou vai buscar a lojas que vendem charutos.

Únicas e incomparáveis aos outros tipos de guitarras, são elaboradas artesanalmente e cada uma delas tem uma sonoridade diferente, mesmo quando são feitas da mesma forma, segundo o mesmo padrão. “Acaba por ser um objeto de autor”, diz.

O processo de construção, apesar de ser um pouco complicado, “começa a simplificar à medida que se vai construindo mais”, garante. E apesar de ser difícil de quantificar o tempo que demora a elaborar uma destas guitarras, o artista deu-nos uma estimativa: um mês e meio.

Todos os visitantes do espaço CRU, em Miguel Bombarda, tiveram a oportunidade de ver, ouvir e improvisar com as Cigar Box Guitars Santa Cecília, e ninguém ficou indiferente ao som rústico e genuíno característico destes instrumentos.

Ao responder à pergunta “Qual é o músico português que gostava de ver tocar uma das suas guitarras?”, Emanuel Santos afirmou que, se tivesse de eleger um, seria Norberto Lobo. Quando lhe foi feita a mesma pergunta, mas a nível internacional, o criador das Cigar Box Guitars respondeu, entre risos, “Jimmy Page”.

O JPN esteve à conversa com o criador durante a apresentação oficial das guitarras, este sábado, 2 de novembro, no espaço CRU, durante as Inaugurações Simultâneas na Rua Miguel Bombarda.