A Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) escolheu a Universidade do Porto para ser a anfitriã do 7.º Campeonato do Mundo Universitário de Floorball, a ser disputado em 2016.

A modalidade

O Floorball é disputado por duas equipas de cinco jogadores de campo, com sticks de plástico; e um guarda-redes, sem stick. A bola é de plástico e tem 70mm de diâmetro. É uma modalidade extremamente rápida e dinâmica que exige uma extrema coordenação entre todos os jogadores e é maioritariamente conhecida e praticada nos países nórdicos e asiáticos, casos do Japão, Singapura e Taiwan.

Esta é uma modalidade muito pouco divulgada em Portugal [ver caixa] mas Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), não deixa de referir que este é “mais um momento de grande prestígio para a instituição, que tem vindo a implementar uma imagem de sucesso na organização de eventos desportivos internacionais”. Recorde-se que a Universidade do Porto já organizou o Campeonato Mundial de Rugby 7 em 2010 e será responsável, em 2014, pelo de Voleibol de Praia.

A organização deste evento, que pretende divulgar a modalidade em Portugal – onde ainda não existe Federação correspondente – implicará ainda a reabilitação dos espaços desportivos – neste caso, o Estádio Universitário -, já que está inserida no plano estratégico do Centro de Desporto.