Luís Nobre Guedes, antigo dirigente do CDS-PP, tendo mesmo sido vice-presidente de Paulo Portas, é o último convidado de 2013 do Clube dos Pensadores (CdP). Apesar de ser militante de um dos partidos atualmente no Governo, Nobre Guedes tem tecido algumas críticas na esfera pública a algumas posições do seu partido. Por essa razão, o também advogado é a figura central do debate “Portugal: Outros Caminhos”, da próxima segunda-feira.

Ainda que, atualmente, esteja afastado do palco político, Luís Nobre Guedes vai procurar mostrar que Portugal tem outros caminhos para percorrer sem ser o da austeridade. A confiança na classe política parece ser cada vez menor por parte dos portugueses e a presença da Troika no país potenciou um corte abrupto no rendimento das famílias portuguesas, desencadeando uma enorme onda de contestação ao Governo liderado por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

É, portanto, num contexto de mudança de ideias e paradigmas na sociedade portuguesa que a intervenção do ex-ministro do Ambiente e Ordenamento do Território vai enquadrar-se.

Neste ano, Joaquim Jorge, fundador do CdP, recebeu no clube figuras dos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa, tais como: Miguel Relvas, ex-ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares; Belmiro de Azevedo, presidente da Sonae; Miguel Sousa Tavares, escritor e comentador político; João Semedo, coordenador do BE; e Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça.