A partir desta quarta-feira, 20 de novembro, e até sexta-feira, dia 22, cerca de 500 crianças entre os três e os seis anos vão “curar os males dos seus “amiguinhos de peluche” ao Hospital de Santo António.

Trata-se de mais uma edição do “Hospital dos Pequeninos“, iniciativa que já aconteceu no Hospital de São João e repete-se agora, com organização da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), no Hospital de Santo António. O objetivo é duplo: combater o tradicional medo das crianças na ida ao médico e habituar os estudantes de Medicina ao trato com os mais novos.

“No ‘Hospital dos Pequeninos’, as crianças assumem o papel de pais do paciente – os seus próprios peluches em mau estado – que são alvo da observação e dos cuidados por parte dos estudantes de Medicina e Farmácia”, lê-se, em comunicado. “O atendimento ao seu boneco ‘doente’ tem por base o modelo da consulta médica comum, para que a criança se habitue às visitas ao médico”.

Estão por isso envolvidas técnicas como a auscultação, a palpação ou a simulação da realização de meios complementares de diagnóstico (Radiografias e Ecografias, por exemplo). A colocação de ligaduras, talas, vacinação ou outros métodos de tratamento vai depois depender do diagnóstico, assim como a prescrição, em que “o ‘médico’ escreve os conselhos adequados ao doente de peluche e entrega-a à criança” para que esta possa depois consultar o farmacêutico.

O Hospital dos Pequeninos vai receber as crianças no Auditório Professor Alexandre Moreira do Hospital de Santo António das 9h às 13h e das 14h às 17h30.