O Bairro dos Livros traz um novo festival à cidade, com uma “oferta livreira invejável”, garantida por “livrarias independentes, alfarrabistas, editores e espaços livreiros especializados”, afirma a organização, em comunicado.

Acontece entre 13 e 22 de dezembro, mesmo a tempo da procura de prendas para a época natalícia, e ocupa “dois grandes pólos agregadores do Porto”, que são também “centros simbólicos da cidade”: o Edifício Montepio, em plena Avenida dos Aliados; e o renovado Mercado do Bom Sucesso, junto à Boavista.

“Ler é um Carrossel” é o tema adotado para ilustrar um programa feito para “encantar as mentes e os corações dos amantes do livro”. “Performances, teatro, debates, apresentações de livros, animação, música, oficinas, horas do conto, coros infantis e comunitários, encontros de escritores e muitas surpresas” são atividades garantidas.

Mas uma das maiores atrações é realização do 1.º Story Slam português: originário de Nova Iorque, é um concurso de contos ao vivo, com base poética. Os narradores (slammers) têm cinco minutos para contar uma história, com base em um tema escolhido para o evento, sem qualquer nota em papel – as histórias devem ser contadas e não lidas.

O evento é promovido pela Cultureprint, para o projeto Bairro dos Livros, e é realizado em parceria com a Sociedade do Mercado Bom Sucesso e com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer.