São oito bolsas para oito projetos de investigação relacionados com a hidratação humana e a sua influência na saúde e bem-estar. Quem “oferece” é o Instituto Europeu de Hidratação (EHI) e os destinatários são estudantes recém-licenciados em áreas como a biologia, a nutrição, as ciências sociais ou a medicina clínica.

Os projetos arrancam no início do próximo ano e as bolsas têm o valor de cinco mil euros. No entanto, haverá ainda um apoio adicional, de até mil euros, para a participação em conferências científicas nacionais e internacionais, onde possam apresentar os resultados obtidos.

Candidaturas até 2 de dezembro

Desde o início deste programa de bolsas, no ano letivo de 2010/2011, que o EHI já atribui 15 a jovens investigadores. Em 2012/2013, Susana Rodrigues, da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa foi uma das escolhidas.

O projeto “Fatores associados ao aporte hídrico e estado de hidratação de idosos institucionalizados” [PDF] valeu-lhe o financiamento e cumpriu o objetivo: facilitar a identificação precoce de fatores de risco de desidratação nos idosos.

Este ano, as candidaturas, feitas através deste formulário online, devem ser submetidas até dia 2 de dezembro, segunda-feira. O júri, que avalia e escolhe os projetos a serem financiados, é composto por cientistas independentes, membros do Conselho Consultivo Científico do EHI.