A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o portal SAPO e a Agência Lusa acabam de facilitar a vida a um grande número de pessoas. Estes três elementos juntaram esforços e criaram aquilo a que chamam de “Máquina do Tempo”.

E não, não foi preciso chamar o Doutor Brown ou falar com Marty McFly, nem mesmo montar a tecnologia num carro. Bastou usar o know-how da FEUP e do SAPO, os conteúdos da Lusa e colocar tudo no computador, onde qualquer pessoa pode, a partir de agora, “viajar” uns quantos anos para trás.

A “Máquina do Tempo” é um super motor de busca capaz de pesquisar num arquivo de sete milhões de notícias produzidas em Portugal, nos últimos 23 anos, sobre inúmeras personalidades. Mas o que é que esteve na origem da criação desta ferramenta? “O mote foi, desde logo, tornar um arquivo de notícias menos entediante”, disse ao JPN o co-fundador do portal SAPO, Benjamin Júnior, durante a apresentação da “Máquina do Tempo”, esta quinta-feira, na FEUP.

A opinião do diretor da FEUP

Sebastião Feyo de Azevedo também esteve presente na apresentação da “Máquina do Tempo”. O diretor da FEUP fez questão de expressar o seu “orgulho por um projeto deste tipo nascer no seio da universidade”, em específico, numa faculdade que “é a mais destacada, no país, na área da Engenharia”.

“Procurar num arquivo é chato”, mas agora não

“Toda a gente sabe que procurar num arquivo é chato. É um processo moroso e que exige muito esforço”, continua aquele que é um dos principais responsáveis pelo projeto. “Tentámos, por isso, dar um ar fresco na navegação pela informação”. Foi assim que nasceu o novo site do SAPO, em que é possível consultar notícias produzidas pela Agência Lusa desde 1 de janeiro de 1990 até ao momento atual. Para as notícias mais recentes no tempo, no entanto, o motor de busca já direciona o utilizador para resultados de outros órgãos de comunicação, além dos da Lusa.

Apesar de fornecer, a quem pesquisa, informação sobre vários temas, aquilo que é “procurável”, na “Máquina do Tempo”, são personalidades. Ao pesquisar, por exemplo, por Cristiano Ronaldo, é possível consultar o perfil do futebolista e perceber que o motor de busca encontra quase 37 mil notícias sobre o “craque” português, mais de duas mil citações do próprio Cristiano Ronaldo e, também, mais de duas mil ligações. Estas ligações são notícias sobre CR7 que o relacionam com outras personalidades, gerando uma rede (ver imagem principal) que vai ficando mais ou menos entrelaçada consoante a data de pesquisa.

Ao avaliar-se a potencialidade da “Máquina do Tempo” percebe-se a enorme utilidade que poderá ter para a classe jornalística, mas não é esse o único público-alvo da ferramenta, ou não tivesse estado também a seguinte pergunta na origem da criação do motor de busca: “Como é que pegamos num grande volume de informação e o mostramos de forma útil à população?”. Neste caso, “útil” poderá referir-se ao importante contributo que estes dados conseguem dar, por exemplo, à elaboração de estudos académicos.