O único elemento que faltava para que as II Jornadas do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) ficassem prontas já está ativo. Estão agora abertas as votações para os prémios de ciberjornalismo 2013, que vão ser atribuídos no final das Jornadas, marcadas para 5 de dezembro, quinta-feira, no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Desta forma, até terça-feira, é possível votar nos vários trabalhos selecionados pelo júri para concorrerem nas categorias definidas pelo ObCiber. O JornalismoPortoNet (JPN), por exemplo, está representado na categoria de “Ciberjornalismo académico”, em que concorre com três trabalhos: um dossiê sobre os “10 anos do Metro do Porto“, outro sobre a demolição da “Torre 4 do Bairro do Aleixo” e um artigo multimédia intitulado “Nos tanques da cidade, lava-se a roupa e a alma“.

Programa

As II Jornadas ObCiber vão abordar, nesta edição, o tema “Novos territórios no ciberjornalismo de proximidade”. Para isso vão estar presentes convidados como Xosé López García (Universidade de Santiago de Compostela), Pedro Jerónimo (Instituto Superior Miguel Torga/ObCiber), Elvira García de Torres (Universidade Cardenal Herrera, Valência) e Rosental Alves (Universidade do Texas em Austin), cuja conferência será pré-gravada. Mas também Pedro Brinca (Setúbal na Rede), Manuel Leiria (Região de Leiria) e Paulo Monteiro (Correio do Minho), entre outros.

O programa do evento – que decorre no no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e tem entrada livre – pode ser consultado aqui.

Na categoria de “Última hora” concorrem Jornal de Notícias (JN) e Rádio Renascença (RR), com “Implosão da Torre 4 do Aleixo passo-a-passo” (JN), “Manifestações 15 de Setembro, minuto a minuto” (JN) e “Papa resigna. ‘As minhas forças, devido à idade, já não são idóneas‘” (RR).

Em “Reportagem multimédia” disputam o prémio Rádio Renascença e Público, com “Campanhã: Uma quase aldeia encravada entre gigantes de betão” (RR), “Nenhuma Árvore Vale uma Vida” (RR), “Floresta em Perigo” (Público) e “Filhos do vento” (Público).

Para “Videojornalismo online” estão a votos trabalhos de Público, Rádio Renascença, P3 e SAPO, com “Saber ouvir é uma forma de voluntariado“, “O Meu Porto / A Minha Lisboa“, “A solidão feita documentário” e “Um Oceano de Histórias“, respetivamente.

Em “Infografia digital” concorrem Público e JN, com “O financiamento das duas últimas campanhas autárquicas” (Público), “Os detalhes da eleição do novo Papa” (Público), “Controle a demolição no Aleixo segundo a segundo” (JN) e “Drones, os aviões da guerra tecnológica” (JN). Por fim, para o prémio “Excelência geral em ciberjornalismo” concorrem JN, Rádio Renascença e Público.