184,5 milhões de euros. É este valor que a Câmara do Porto (CMP) prevê gastar ao longo do próximo ano. É este o valor que compõe o orçamento autárquico para 2014 e que vai ser sujeito a aprovação na reunião camarária da próxima terça-feira.

A CMP refere, em comunicado, que, se for aprovado, significa que, em comparação com 2013, o orçamento tem um crescimento de 3,4%, devido a uma redução da dívida de 8,5%, cuja responsabilidade vai, em grande parte, para o anterior Executivo.

Com estes valores, a CMP anuncia que vai ter em especial consideração, por exemplo, a Cultura. “[E]nunciada como um dos pilares da candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto, é alvo de um reforço substancial de orçamento no próximo ano, que se cifra em cerca de 10%. O aumento do valor destinado à cultura permitirá a reprogramação da galeria municipal no Palácio de Cristal e a primeira edição do Fórum do Futuro”, pode ler-se.

Mas não só. Também a habitação social deve ser alvo de um reforço das verbas para ela canalizadas, com mais de 12 milhões de euros investidos, sobretudo “destinados à manutenção e reabilitação”.

“Rivoli, Bolhão, Centro de Congressos e Matadouro são projetos relevantes e estratégicos que não serão descurados pela autarquia, e serão resolvidos com o estabelecimento de parcerias adequadas e com recurso, designadamente, a financiamento comunitário”, faz questão de ainda assinalar, a CMP.