Maria de Lurdes Correia Fernandes, investigadora da Faculdade de Letras (FLUP) e vice-reitora da instituição da Universidade do Porto (UP), é o mais recente membro do Comité Pontifício de Ciências Históricas do Vaticano. Quem a nomeou foi o próprio Papa Francisco.

Perfil

Maria de Lurdes Correia Fernandes é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e doutorada em Cultura Portuguesa dos séculos XV a XVIII, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde atualmente é investigadora.

A investigadora, dedicada ao estudo da Cultura Portuguesa dos séculos XV a XVIII, à História do “sentimento religioso” e à Literatura Hagiográfica é a primeira portuguesa a integrar este órgão da Cúria Romana, juntando-se a um restrito grupo de 27 especialistas internacionais em História Religiosa.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas funciona em colaboração com a Biblioteca Apostólica Vaticana, o Arquivo Secreto do Vaticano e com as diversas academias culturais da Igreja Católica. Uma das suas funções primordiais é o apoio e o estímulo ao estudo das línguas clássicas, nomeadamente o latim e o grego.