Não é todos os dias que se festeja 105 anos, mas a verdade é que Manoel de Oliveira prepara-se para o fazer nesta quarta-feira. Até parece que foi ontem que o cineasta mais velho do mundo em atividade fazia 104 anos, ou que Aniki Bóbó chegava pela primeira vez aos portugueses, mas já lá vai algum tempo.

Para assinalar esta data, o Museu Nacional da Imprensa (MNI) inaugura, esta quarta-feira, a partir das 15h30, a exposição “Manoel de Oliveira, 105 revistas”, onde poderão ser vistas várias publicações, portuguesas e internacionais, que, ao longo da carreira do cineasta, falaram sobre ele e as suas obras.

“Seara Nova”, “Movimento”, “Cinema Novo”, “Grande Ilusão” (entre as portuguesas), “Cahiers du Cinéma”, “Beaux Arts”, “L’Avant Scène Cinéma”, “Cinéma do Libération” e “L’Acchiappa Film” (entre as internacionais) serão algumas das revistas expostas no MNI, que contêm entrevistas, reportagens e críticas escritas por José Régio, Adolfo Casais Monteiro, Jorge Sena, José Gomes Ferreira, entre outros, sobre os filmes e a pessoa de Manoel de Oliveira.

Também a partir desta quarta-feira ficará exposta, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a mostra “Manoel de Oliveira no humor mundial”, inserida no PortoCartoon 2013, que apresenta os trabalhos feitos no contexto do Prémio Especial de Caricatura, dedicado, nesta edição, ao cineasta português.