Já não é preciso ser-se estudante para beneficiar de uma redução no preço dos bilhetes da CP, já que a empresa decidiu conceder 25% de desconto a qualquer cliente que tenha até 25 anos de idade (inclusive) e disso faça prova.

A política anterior concedia apenas 10% de desconto para os Alfas entre terça e quinta-feira e 20% para os Intercidades em todos os dias da semana, apenas para quem provasse ser estudante – e tivesse menos de 25 anos.

Agora, esta medida é ainda válida para todos os dias da semana e contempla todo o tipo de comboios, excepto os suburbanos (onde, no entanto, existem passes com o mesmo desconto). Assim sendo, parte dos percursos dos Intercidades fica a um preço idêntico ou inferior aos dos oferecidos pela Rede Nacional de Expressos.

A CP decidiu tomar esta medida depois de constatar que 95% dos jovens e estudantes viajavam em 2.ª classe nos Intercidades, o que demonstra que se trata de um segmento sensível ao preço, e um aumento de 13,5% estudantes universitários a viajar de comboio em 2012, em relação ao ano anterior.